Evocar Outubro<br>reafirmando o socialismo
O PCP está comemorar o aniversário da Revolução de Ouubro. Em Coimbra, a data foi evocada no dia 10, numa iniciativa realizada em plena Praça 8 de Maio, no centro da cidade, ao final da tarde. A acção, que contou com momentos de música, poesia e afirmação política, teve a participação de Isabel Melo, Manuel Pires da Rocha, Mário Rui Dias e Rui Damasceno.
Na ocasião, os comunistas de Coimbra afirmaram que comemorar a Revolução de Outubro é «afirmá-la como a realização mais avançada no processo milenar de libertação da humanidade de todas as formas de exploração e opressão». Mas é também, sublinharam, «denunciar a natureza do capitalismo, com os dramáticos flagelos sociais e ameaças que encerra para a vida dos povos e para a sobrevivência da própria humanidade, é salientar a actualidade e validade do socialismo, é reafirmar a necessidade e possibilidade da superação revolucionária do capitalismo pelo socialismo e o comunismo».
Em Moura, assinalou-se no domingo o 99.º aniversário da Revolução, com um almoço em que participaram
mais de 70 pessoas de todo o concelho da margem esquerda do Guadiana, na sede da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Moura.
Santiago Macias, da Comissão Concelhia e presidente da Câmara Municipal, evocou a Revolução Bolchevique de 1917, na Rússia, como um acontecimento que abriu as portas à construção do primeiro Estado de operários e camponeses, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ao desenvolvimento acelerado do país e a profundas transformações progressistas à escala mundial.
Por seu lado, José Maria Pós-de-Mina, do Comité Central, lembrou as grandes conquistas da URSS e do socialismo no século XX e a influência da Revolução de Outubro, esses 10 dias que abalaram o mundo, na libertação dos povos da Ásia, África e América Latina. E referiu o vasto e diversificado programa de comemorações dos 100 anos da Revolução de Outubro, a levar a cabo pelo PCP, em 2017, sob a consigna «Socialismo, exigência da actualidade do futuro».